Strata® Enterprise™
Em todos os segmentos de mercado as organizações de vanguarda estão sempre buscando maneiras de aumentar a eficiência de suas interações com os clientes. Na área de serviços financeiros, as organizações se concentram em usar seu banco de dados interno para aumentar sua capacidade de fornecimento de produtos e serviços relevantes e adaptados às necessidades do cliente. Além disso, os clientes devem poder contar com uma uniformidade de tratamento, independentemente do setor da instituição com o qual estão interagindo ou do meio de comunicação que estão usando. O gerenciamento eficaz dessas interações com os clientes é essencial para uma empresa bem sucedida.

Para possibilitar que as instituições financeiras atinjam essas estratégias de gerenciamento centradas no cliente e uniformes por toda a empresa, a CGI desenvolveu uma revolucionária plataforma de tomada de decisões, o Strata®Enterprise. O Strata Enterprise é um aplicativo de gerenciamento multiforme e abrangente, que lhe dá toda a flexibilidade necessária para aumentar a eficiência e o valor de seu relacionamento com o cliente, resultando em vantagens para os dois lados.

O Strata Enterprise é uma plataforma de tomada de decisões centrada no consumidor, que permite às instituições financeiras criar, executar, experimentar e avaliar uma variedade de estratégias de decisão por meio de todo o ciclo de relacionamento com o cliente. O Strata Enterprise foi criado para melhorar o processo decisório em questões de vendas, concessão de crédito, preços, contas e cobranças, bem como muitas outras áreas de operação. O Strata Enterprise permite a segmentação da base de consumidores de acordo com o volume de transações ou outros critérios tais como risco de crédito e vulnerabilidade. Também dirige as ações de outros softwares - por exemplo, de cobrança ou de concessão de crédito - para que funcionem de acordo com as estratégias escolhidas. 

O Strata Enterprise é o único produto que permite simultaneamente a determinação e avaliação de estratégias, tanto por contas como por clientes, permitindo assim à organização implementar decisões específicas sobre as transações dentro de um contexto geral de relacionamento.

O Strata Enterprise pode ser implementado em mainframe ou em um ambiente cliente/servidor; assim as mesmas estratégias podem ser usadas através da organização, independente de plataforma.

Enfoque no Cliente

Antes do lançamento do Strata Enterprise, muitas instituições financeiras automatizaram o processo decisório com parâmetros tradicionais, cada um criado para resolver problemas em determinada área. Apesar da eficiência do processo decisório nessas áreas específicas poder aumentar, o efeito no relacionamento global com o cliente era muitas vezes desconsiderado.

Por exemplo, uma instituição financeira pode estar tendo prejuízos excessivos na área de cobranças, com conseqüências negativas para a rentabilidade. Ao automatizar o processo decisório, a empresa pode passar a priorizar certas cobranças, de maneira a ter melhores resultados. Mas, se só for levado em consideração o tempo de atraso da conta, um cliente antigo e geralmente bom pagador será tratado da mesma forma que qualquer outro cliente em atraso - tudo por falta de uma infraestrutura técnica capaz de diferenciar os clientes entre si. Da mesma forma, sem um processo decisório coordenado, um cliente mau pagador de quem estão sendo cobradas contas em atraso pode ao mesmo tempo estar recebendo ofertas de crédito de outras partes da companhia. Esses exemplos ilustram situações comuns que de um lado podem alienar bons clientes e, de outro, desperdiçar recursos de marketing e expor a instituição a riscos desnecessários.

Na abordagem acima, cada departamento ou área de negócios busca seus próprios objetivos, sem se preocupar em maximizar o valor do cliente para a instituição, nem em dar ao cliente um tratamento coerente e uniforme. Não é de admirar que o consumidor atualmente considere suas experiências em serviços financeiros como confusas, contraditórias, e não condizentes com o desenvolvimento de relacionamentos de longo prazo mutuamente benéficos.

Com o Strata Enterprise, a LACIS auxilia empresas de serviços financeiros a transferirem o foco dos produtos para o cliente, fornecendo a perícia necessária para integrar todas as linhas de negócios e os canais de comunicação, otimizando o relacionamento com o cliente.

Estratégias de Decisão por Cliente

O Strata Enterprise é inigualável em sua capacidade de auxiliar as instituições financeiras a:
o pré-avaliar os clientes de acordo com vários parâmetros;
o adotar estratégias baseadas em valor;
o tomar decisões com base em eventos, em áreas tais como marketing, concessão de crédito, atendimento ao consumidor e cobranças. 

O Strata Enterprise incorpora estratégias e decisões baseadas no cliente, permitindo a você avaliar seus clientes de acordo com vários parâmetros simultaneamente, tais como risco de crédito, probabilidade de compra e probabilidade de retenção, e depois recomenda decisões de vendas, crédito e transações, baseado nestas avaliações.

Recursos Funcionais e Especificações Ténicas

O Strata Enterprise facilita o gerenciamento de clientes e/ou contas em nível multi-organizacional, por meio da definição bem informada de métodos de predição, estratégias associadas e, posteriormente, monitoramento e análise do desempenho. A arquitetura do Strata Enterprise permite a inclusão de novos tipos de parâmetros de qualquer complexidade e de novos critérios de decisão, permitindo estratégias decisórias flexíveis e detalhadas para cada segmento da base de clientes.

Os recursos incorporados no Strata Enterprise foram projetados para permitir a aplicação eficiente e robusta de estratégias, resultando em ações executadas por sistemas de contato ao consumidor, bem como o desenvolvimento e avaliação de experimentos controlados que permitem uma constante otimização de estratégias decisórias. Alguns dos recursos são: 

Integração com o software analítico SAS, permitindo a rápida incorporação de modelos de predição.

Funções de decisão, inclusive árvores de decisão, interativas ou não, modelos de classificação, 
matrizes com várias variáveis, terminação pelo usuário e listas de exceção ou exclusão.

Evolução Rápida de Estratégias (RSE), uma metodologia exclusiva da AMS que usa grupos de teste e relatórios, bem como relatórios de eficácia de decisão para determinar rapidamente a estratégia mais eficaz dentro de cada segmento da base de clientes.

O Simulation Manager, uma maneira sem risco de se testar estratégias antes de implementá-las, validando, assim, os resultados esperados e, ao mesmo tempo, possibilitando a previsão dos impactos e benefícios.

Com a ajuda da tecnologia OLAP (processamento analítico on-line), o modelo de dados multidimensional do Strata fornece uma ferramenta para obtenção de demonstrativos flexíveis, tanto por clientes como por produtos. As ferramentas OLAP permitem a definição flexível de informações para análise, incluindo a possibilidade de se sondar dinamicamente os dados sobre os clientes, ao mesmo tempo em que se examina um demonstrativo, bem como de exibir os resultados de forma ad-hoc. O modelo de dados, em si, é projetado tendo em vista a funcionalidade e o desempenho. Isto permite que o usuário faça análises facilmente, tabulando com rapidez as informações desejadas. Além disso, permite a descoberta de padrões interessantes no comportamento dos clientes, e ajuda a explicar os resultados num ambiente de demonstração fluido e dinâmico.

A arquitetura técnica do Strata Enterprise é extremamente flexível, portátil e compatível com várias plataformas, tais como MVS, Windows NT e Unix. Assim, dá às instituições financeiras a possibilidade de ter um sistema decisório que funciona tanto em mainframe como em um ambiente cliente/servidor, tanto interativamente como por lote. Assim o mecanismo decisório pode rodar no mesmo ambiente que o sistema operacional e os bancos de dados com o qual interagirá.

A total ampliabilidade do ambiente cliente/servidor distribui a carga dinamicamente através de todos os recursos disponíveis, assegurando um processamento rápido e eficiente. Para permitir um processamento distribuído, as implementações cliente/servidor do Strata Enterprise tiram proveito do MQSeries do IBM como intermediário, transmitindo mensagens e dados entre o Strata Enterprise e os sistemas-cliente. As configurações mainframe têm funcionalidade de processamento paralelo semelhante. O Strata Enterprise possui uma interface gráfica intuitiva e fácil de usar, baseada em Windows NT/95, e desenvolvida com PowerBuilder, de forma a incorporar as últimas novidades em termos de planejamento de interfaces. Um clicar de botão disponibiliza o sistema de ajuda que inclui componentes interativos dinâmicos do tipo "show me/try me".